AMBIENTE DE TESTES

Sustentável

Projeto Desenvolvimento Sustentável: O grande compromisso da Engenharia do Instituto de Engenharia e coordenado por Marcelo Branco.

Apresentação

 

O Papel da Engenharia

É comum ouvir que “…o controle ambiental protege, mas dificulta o desenvolvimento…” e “…a Engenharia desenvolve, mas impacta…”. A sustentabilidade é a forma moderna de vencer o desafio de fazer com que a Engenharia e o meio ambiente caminhem juntos, uma vez que ambos são voltados aos interesses humanos.

A Engenharia deve ser vista como a aplicação da ciência para a utilização de materiais e recursos em benefício do ser humano. Ou seja, assim como o cuidado com o meio ambiente, o foco dessa ciência deve ser o aumento da qualidade de vida da espécie humana e sua perpetuação na Terra.

Uma obra de Engenharia nada mais será do que uma soma de materiais, esforços e recursos, se não tiver uma função social, não se prestar a trazer algum benefício ao ser humano e à sociedade, garantindo a qualidade ambiental nos diversos níveis, seja ele local, regional e até global.

O desafio da Engenharia será a arte de desenvolver e implantar tecnologias, processos e projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida no planeta, ao mesmo tempo que atendam às demandas da sociedade por bens, produtos diversos, energia, transporte, conforto etc., sem exaurir a sua capacidade de reposição dos recursos naturais, com vistas à perpetuação da vida na Terra, em particular da nossa espécie.

 

Patrocine mais este projeto do Instituto!

Saiba sobre os próximos passos do projeto!

Faça o download


Equipe do projeto

Presidente do Instituto de Engenharia
Eduardo Lafraia

Coordenador
Marcelo Cardinale Branco

Relator
Jorge Hori

Membros
Alfred Szwarc, Amir Hernández Musleh, Caio G. Whitaker,
Eduardo Murgel, Fabio C. Branco, Gabriel Murgel Branco,
Henrique Dias de Faria, Ivan Whately, Jerônimo Cabral,
José Manoel de Oliveira Reis e Miriana Pereira Marques

Colaboração
Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, Fábio Feldman,
George Paulus e Marussia Whately

Sobre o IE

Fundado em 1916, o Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos e referência de confiabilidade. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes da engenharia, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, são realizados diversos eventos, cursos, palestras e organizadas visitas técnicas com o objetivo de promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, a valorização da engenharia e o avanço científico e tecnológico do País.

X
X
X
X
X