AMBIENTE DE TESTES

Transportes

Projeto Governança Metropolitana dos Transportes do Instituto de Engenharia e coordenado por Ivan Whately.

Apresentação

O Papel da Engenharia

Milhões de viagens realizadas todos os dias, com origem/destino em um dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Milhões de passageiros transportados num dos maiores aglomerados urbanos do mundo, em que cada cidade e o Estado têm sistemas distintos de transportes.Um sistema em que convivem ônibus urbanos e intermunicipais, trens e metrô, que compartilham ruas e avenidas com uma frota gigantesca de veículos leves e pesados, sem contar ciclistas e pedestres. Como organizar esse cenário de forma a garantir, no futuro, uma mobilidade de qualidade em toda a Região?

Fechar essa conta com saldo positivo vai depender de muita Engenharia, para buscar soluções coordenadas e integradoras que permitam a circulação de todos os componentes dessa equação, sem os atuais desencontros de planejamento e gestão que explodem em transporte público ineficiente, centenas de quilômetros de congestionamentos todos os dias, acidentes, problemas logísticos e tarifários.

Cumprindo seu compromisso de “promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade”, o Instituto de Engenharia se empenhou em discutir e desenvolver sua proposta técnica de Governança Metropolitana dos Transportes, que apresenta neste documento. São engenheiros exercendo a cidadania para propor uma gestão de transportes para a Região Metropolitana como um todo, que garanta o direito de ir e vir com dignidade para milhões de pessoas.

Patrocine mais este projeto do Instituto!

 

Saiba sobre os próximos passos do projeto!

 

Faça o download


Equipe do projeto

Presidente do Instituto de Engenharia Eduardo Lafraia

Coordenador Ivan Metran Whately

Membros Antonio Maria Claret Reis de Andrade, Emílio Martinez, Flamínio Fichmann, Luiz Célio Bottura, Luiz Fernando Portella, Maurício Canton Pladevall, Stenio Franco Silva e Vinicius Caruso

Sobre o IE

Fundado em 1916, o Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos e referência de confiabilidade. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes da engenharia, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, são realizados diversos eventos, cursos, palestras e organizadas visitas técnicas com o objetivo de promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, a valorização da engenharia e o avanço científico e tecnológico do País.

X
X
X
X
X