Aplicativo permite que cidadão fiscalize obras e serviços públicos

Especialista explica como funciona o Cidadão Mais Brasil e fala sobre a importância de iniciativas como essa para a transparência do governo

O governo federal está divulgando um aplicativo que possibilita ao cidadão ajudar na manutenção dos espaços públicos. Nele é possível fazer denúncias de situações de descaso ou mau uso das verbas do Estado como, por exemplo, buracos que estejam surgindo em alguma rua.

O processo é simples: a pessoa pode fotografar ou fazer um vídeo da situação. Então ela envia o material pelo aplicativo, fazendo a denúncia, que chegará diretamente à ouvidoria da Controladoria Geral da União (CGU), órgão que analisará o caso. Apesar de o governo estimular o cidadão a participar mais da esfera pública, ainda surge a dúvida de se essa participação, de fato, terá algum peso na transformação e melhoria das cidades.

O professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito (FD) da USP, Gustavo Justino de Oliveira, acredita que o cidadão deve, sim, participar da manutenção de suas cidades. Entretanto, ele atenta para o fato de que a fiscalização exercida pela população, em âmbitos sociais, não é a mesma realizada por agentes públicos, pois ela possui impactos legais diferentes.

Oliveira também explica mais sobre o aplicativo e fala sobre sua importância para que as esferas governamentais sejam mais transparentes.

Ouça reportagem no player acima.

Por Bruna Diseró
Fonte Jornal da USP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário
Por favor, coloque seu nome