Discussão sobre espaço urbano precisa de apoio da população

Ermínia Maricato, da rede BrCidades, cita os CEUs, os corredores de ônibus e o orçamento participativo como exemplos de projetos bem-sucedidos

Em ano eleitoral, diversas propostas que visam a melhorar as cidades serão mencionadas pelos futuros candidatos. Aproveitando que a atenção da opinião pública estará voltada para questões econômicas, sociais, culturais e ambientais, a rede BrCidades lançará uma agenda de propostas voltada para governos e sociedade civil. O intuito é fazer isso de forma coletiva e pensando na cidade como um todo, sem dividir a questão por áreas.

A BrCidades é “um grupo formado para repensar as cidades no Brasil”, comenta a professora Ermínia Maricato, Fundadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LABHAB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Ela comenta que “precisamos repensar o País, mais especificamente nossas cidades, levando em consideração  nosso momento atual político-social-econômico, além dos aspectos ambientais, tanto em uma esfera mundial quanto em perspectiva nacional.”

Com esse objetivo, a rede lançou um documento com projetos que refazem diagnósticos prévios, além de fazer novas propostas. A iniciativa teve boa repercussão no País. De acordo com a professora, “pesquisadores, professores, estudiosos e especialistas de 23 universidades brasileiras e duas portuguesas” participam da rede BrCidades. Além disso, algumas entidades e institutos de arquitetos, inclusive de direitos urbanísticos do Brasil, também apoiam a ideia e o documento lançado pelo projeto.

Ermínia, que foi secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do município de São Paulo, cita que “é absolutamente viável fazer um projeto com esses objetivos”. Ela ainda exemplifica propostas que atingiram, pelo menos de forma satisfatória, o aperfeiçoamento das cidades brasileiras: o programa de Orçamento Participativo (ideia usada a partir da década de 1980), os Centros Educacionais Unificados (CEUs), a diminuição da velocidade dos veículos e os corredores de ônibus (projeto que foi copiado em quase três mil cidades ao redor do mundo). A BrCidades pretende seguir esses exemplos, mostrando que também podemos observar modelos bem-sucedidos no Brasil, não apenas no exterior.

A agenda será lançada em evento no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, no dia 9 de março, a partir das 9h30. Mesmo sendo aberto ao público, a participação exige inscrição. As pessoas que não conseguirem se inscrever poderão assistir à transmissão do evento ao vivo, no próprio site do IEA, sem necessidade de inscrição.

Fonte Jornal da USP no Ar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário
Por favor, coloque seu nome